maiores torcidas do brasil

Descubra as maiores torcidas do brasil

Você sabe quem são as maiores Torcidas do Brasil? Ok, esse aqui é simples: é Flamengo. Mas e os outros? Quem tem mais torcida: Vasco ou Fluminense? Bahia ou Vitória? Para responder a essas perguntas, listamos os 18 maiores fãs do Brasil com base na última pesquisa do Instituto Datafolha (2019). Os critérios de desempate utilizados foram o número de seguidores nas redes sociais em 2021 e o número médio de telespectadores nos jogos principais na temporada 2019 (antes da pandemia).

 

Descubra agora as maiores torcidas do brasil

 

1. Flamengo – 42 milhões

redes sociais (total de seguidores): 39,1 milhões

Twitter: 7,5 milhões
Facebook: 12,8 milhões
Instagram: 10,1 milhões
YouTube: 6,1 milhões
TikTok: 2,6 milhões

Número médio de visitantes do estádio (2019): 52.537
Ocupação do estádio: 80%

O Flamengo é considerado o time com a maioria dos fãs no Brasil. Um em cada cinco brasileiros afirma torcer para o time rubro-negro da Gávea. Em alguns momentos da história recente (como em 2012) o Corinthians chegou a ameaçar a liderança do Flamengo. Mas pesquisas recentes confirmaram o que suspeitávamos: o Mengão é de fato o time mais popular do Brasil. A posição de liderança nas redes sociais é outro fato que o comprova.

 

2. Corinthians – 29,4 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 25,3 milhões

Twitter: 6,3 milhões

Facebook: 11 milhões

Instagram: 5,5 milhões

YouTube: 1,5 milhões

TikTok: 1 milhão

Público médio (2019): 33.143
Ocupação do estádio: 69%

Em 2012, o ano do Coringão. Alcançou o topo do mundo, o Datafolha declarou igualdade técnica entre Corinthians e Flamengo, cada um com 16% da preferência nacional. Desde então, porém, a vantagem entre os dois só aumentou. É interessante que a torcida corinthiana é a maior da região Sudeste (18%) e a terceira maior da região Sul (11%), atrás apenas do Inter e do Grêmio gaúcho. Mas o que faz a diferença é a liderança avassaladora do Rubronegro nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

3. São Paulo – 16,8 milhões

redes sociais (total de seguidores): 16,6 milhões

Twitter: 4,5 milhões
Facebook: 6,7 milhões

Instagram: 3,4 milhões
YouTube : 1,4 milhões
TikTok: 615.600

Público médio (2019): 27.424
Ocupação do estádio: 45%

2008 levou Datafolha a pesquisa com crianças de 4 a 12 anos. O resultado surpreendeu: São Paulo, e não o Corinthians, ficou com a 2ª colocação. Na época, muita gente se perguntava se o São Paulo se tornaria o segundo time mais popular do Brasil. Mas isso não aconteceu. De lá para cá, o tricolor do Morumbi se consolidou na terceira colocação entre as maiores torcidas do brasil, mas ainda há um longo caminho a percorrer para ultrapassar o rival. Destaque para a grande presença de São Paulo nas regiões Centro-Oeste (8%) e Nordeste (6%).

 

4. Palmeiras – 12,6 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 13,3 milhões

Twitter: 3,3 milhões
Facebook: 4,6 milhões
Instagram: 3 Milhões
YouTube: 1,6 milhões
TikTok: 954.700

Público médio (2019): 28.774
Ocupação do estádio: 68%

A batalha com São Paulo continua há anos em terceiro lugar no ranking, o Verdão aparece na quarta colocação, mas com uma boa vantagem sobre Grêmio, Vasco e Cruzeiro. Assim como os três primeiros colocados, o Palmeiras tem torcida nacional com boa parte da torcida no Nordeste (5%), Centro-Oeste (6%) e Norte (6%). No Sudeste, o Verdão está atrás do Cruzeiro no ranking da região.

5ª Grêmio – 8,4 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 9,1 milhões

Twitter: 2,9 milhões

Facebook: 3,3 milhões

Instagram: 2 milhões

YouTube: 754k

TikTok : 185.800

Público médio (2019): 21.557
Ocupação do estádio: 39%

Ligado tecnicamente ao Vasco e ao Cruzeiro, o Grêmio tem uma certa vantagem nas redes sociais, por isso aparece em 5º lugar. A força do tricolor gaúcho concentra-se na região Sul do país, onde está de longe (tem 23% das preferências) em relação ao segundo colocado, seu arquirrival Inter (17%). Um fato interessante sobre a torcida gremista é que aparece na 8ª colocação no ranking dos melhores torcedores do mundo desenvolvido do jornal espanhol Marca.

 

6. Vasco – 8,4 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 8 milhões

Twitter: 2,4 milhões
Facebook: 3 milhões
Instagram: 1,4 milhões

YouTube: 972 mil
TikTok: 220.900

Número médio de espectadores (2019): 18.154
Ocupação do estádio: 49%

O o número de torcedores tem oscilado desde 1993 – os torcedores cruz Maltinos oscilam entre 4 e 7% da preferência nacional se colocando entre as maiores torcidas do brasil. No início dos anos 2000 houve até empate técnico com Palmeiras e São Paulo, mas desde então houve uma ligeira queda do time do Vasco e a ascensão dos adversários. Um aspecto positivo do Vascão em relação à torcida é o programa de afiliação ao torcedor. São cerca de 175 mil filiados, contra 99 mil rivais do Flamengo.

 

7.cruzeiro -8,4 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 7,5 milhões

Twitter: 2,2 milhões
Facebook: 3 milhões
Instagram: 1, 5 milhões
YouTube: 413.000
TikTok: 336.800

Público médio (2019): 24.217
Ocupação do estádio: 40%

Quem tem mais fãs: Cruzeiro ou Atlético? Segundo o Datafolha, a Raposa ainda leva alguma vantagem apesar da péssima temporada do clube Mineiro em 2019. Os atletas dirão que a diferença entre as duas equipes está dentro da margem de erro (a 2%). Sim você está certo. Se olharmos o número de seguidores nas redes sociais, vemos que os dois maiores clubes mineiros correm lado a lado para ver qual é o mais popular de seu estado.

 

8. Santos – 6,3 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 9,3 milhões

Twitter: 2,9 milhões

Facebook: 3,6 milhões

Instagram: 1,5 milhões

YouTube: 1 milhão

TikTok: 231.900

Público médio (2019): 11.900
Taxa de ocupação do estádio: 49%

O Peixe da Vila Belmiro é um fenômeno real nas redes sociais que se desenvolverão à frente de clubes como Cruzeiro, Vasco e Grêmio se analisarmos o engajamento dos torcedores no Twitter e no Facebook. Mas como a torcida não se mede apenas em curtidas, o Santos está na 8ª colocação, com o mesmo número de torcedores do Inter de Porto Alegre.

 

9. Internacional – 6,3 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 6,3 milhões

Twitter: 1,7 milhões
Facebook: 2,6 milhões
Instagram: 1,4 milhões
YouTube: 294.000
TikTok: 240.700

Público médio (2019): 24.179
Ocupação do estádio: 47%

Inter e Santos estão praticamente no mesmo lugar. 8º Utilizamos engajamento nas redes sociais como critério de desempate – questão em que o Alvinegro da Vila nada à distância. Os colorados dirão que o Inter está trazendo mais gente para o estádio. É verdade. Mas se olharmos para a taxa de ocupação do estádio (não esqueçamos que o Beira-Rio é muito maior que a Vila Belmiro) vemos que as coisas estão muito equilibradas.

 

10. Atlético-MG – 4,2 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 7,7 milhões

Twitter: 2,2 milhões
Facebook: 3,2 milhões
Instagram : 1,7 milhões
YouTube: 431.000
TikTok: 203.200

Público médio (2019): 19.045
Ocupação do estádio: 56%

Apesar de apenas 2% da preferência nacional Galo está tecnicamente empatado com Vasco, Cruzeiro, Grêmio, Inter e Santos (4% cada), já que a taxa de erro é de 2 pontos percentuais. O envolvimento nas redes sociais confirma a gravidade da disputa. Pesquisa realizada pelo Ibope em 2017 confirma a 10ª colocação de Galo e indica que o clube mineiro tem 3% das preferências brasileiras.

 

11. Fluminense – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 4,2 milhões

Twitter: 1,3 milhões
Facebook: 1,4 milhões
Instagram: 696 mil
YouTube: 631 000
TikTok: 106 000

Público médio (2019): 18.210
Ocupação do estádio: 28%

Fluzão é a terceira maior força do Rio de Janeiro nas arquibancadas, atrás de Vasco e Flamengo. Pesquisa de 2014 do Instituto Informa mostra que a equipe tem cerca de 10% das preferências no estado do Rio, à frente do Botafogo (7,7%). O Vasco aparece com 18%. Mas a grande diferença entre o flu e o Vasco, por exemplo, está fora do estado do Rio, onde a presença de tricolores não é tão significativa.

 

12. Sport – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 3,8 milhões

Twitter: 1,6 milhões
Facebook: 1 milhão
Instagram: 713.000

YouTube: 130.000
TikTok: 356.200

Público médio (2019): 12.648
Ocupação do estádio: 36%

De acordo com o instituto de pesquisa Uninassau, a maior multidão é na capital Pernambuco Esporte com 33,1% das preferências (aprox. 540 mil pessoas). Santa Cruz (24,1%) e Náutico (11,6%) vêm logo atrás. Conclui-se, portanto, que ¼ da torcida do Leão da Ilha concentra-se em Recife. Para que os torcedores cresçam ainda mais, o clube precisa conquistar torcedores em outras regiões do país.

 

13. Botafogo – 2,1 milhões

redes sociais (total de seguidores): 3,7 milhões

Twitter: 1,3 milhões
Facebook: 1,3 milhões
Instagram: 574.000
YouTube: 307.000
TikTok: 125,300

Público médio (2019): 13,035
Ocupação do estádio: 28%

Se buscarmos os critérios, Fogão aparece Paralelo à Bahia, mas tem um pequena vantagem nas redes sociais. Um fato curioso entre os torcedores do Botafogo é o número de torcedores mistos – ou seja, torcedores que declaram o Fogão como segunda opção. O número de pessoas que se autodenominam seguidores do Botafogo é quase igual ao número real de torcedores.

 

14. Bahia – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 3,6 milhões

Twitter: 1,5 milhões
Facebook: 1,1 milhões
Instagram: 723.000
YouTube: 137.000
TikTok: 156.600

Público médio (2019): 24.958
Ocupação do estádio: 50%

Bahia é mais um clube com 1% de preferências. A rigor, está tecnicamente ligado a times como Fluminense, Botafogo e Sport. O principal fator de desempate que usamos foi o engajamento na mídia social. Como podemos perceber, o clube baiano de maior torcida, embora atraia muita gente para o estádio (quase 25 mil pessoas), precisa crescer ainda mais nas redes sociais para superar a gripe, o botafogo e o esporte.

 

15. Ceará – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 2,4 milhões

Twitter: 351.000
Facebook: 1 milhão
Instagram: 814.000
YouTube: 144.000
TikTok: 212.800

Público médio (2019): 22.755
Ocupação do estádio: 33%

Devido à grande semelhança nos números, os dois grandes clubes cearenses parecem quase amarrado. Nas redes sociais, o Ceará tem uma pequena vantagem. Em 2019, Fortaleza trouxe um pouco mais de gente aos estádios. Ressalte-se, porém, que no estado do Ceará, Vozão ainda leva vantagem, tendo 15% de preferência sobre 12% do arquirrival Fortaleza (SVM / Instituo Opnus, 2019). O Flamengo ainda detém a superioridade numérica do estado (17%). O Ceará é soberano quando analisamos os dados da capital (28%) e da região metropolitana (29%)

 

16. Fortaleza – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 2,3 milhões

Twitter: 298k

Facebook: 932k

Instagram: 736k

YouTube: 184.000

TikTok: 186.900

Público médio (2019): 28.236
Ocupação do estádio: 42%

Fortaleza supera Botafogo em termos de simpatia. Quem disse que foi uma pesquisa do IBOPE / REPUCOM realizada em 2017 cujo questionário continha a seguinte questão: Você tem uma segunda equipe do coração? Nesse quesito, poucos clubes brasileiros superam o Tricolor de Aço (um deles é o Chape). De todas as pessoas que citaram Fortaleza nesta pesquisa, 46% disseram que era a segunda opção. Fortaleza está praticamente empatada com Vozão na 15ª colocação. A pequena desvantagem nas redes sociais e a superioridade numérica da rival cearense pesaram sobre o tricolor na 16ª colocação.

 

17. Vitória – 2,1 milhões

redes sociais (total de seguidores): 2,2 milhões

Twitter: 1,1 milhão

Facebook: 503.000

Instagram: 401 000
YouTube: 57.800 mil
TikTok: 75.800

Público médio (2019): 5.875
Ocupação do estádio: 17%

Em termos de torcida, o Vitória parece tecnicamente com vários ligados a outras associações. incluindo seu arquirrival Bahia. Vários fatores foram determinantes para a 17ª colocação da torcida rubro-negra: as redes sociais, a presença da torcida nos estádios e a desvantagem local em relação à Bahia, que ainda tem mais torcida (4% ante 2%). Vale lembrar que o Flamengo lidera a região Nordeste com 27% das preferências.

 

18. Santa Cruz – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 1,2 milhões

Twitter: 252k
Facebook: 545k
Instagram: 306.634

YouTube: 71.400
TikTok: 90K

Público médio (2019): 6.166
Ocupação do estádio: 10%

Como você pode imaginar, a rivalidade Santa Cruz-Sport extrapola as quatro linhas e penetra nas arquibancadas. Mas em Pernambuco os maiores torcedores ainda são os do sport São 33,1% contra 24,1% a favor do Rubronegro. Olhando os números nas redes sociais, pode-se dizer que o tricolor ainda pode crescer fortemente nacionalmente ocupa o modesto 22º lugar no ranking de engajamentos nas redes, atrás de times como Goiás, Coritiba e Chapecoense.

Leia também nossos outros artigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *